Efeitos da Alternância Entre Exercícios Aeróbicos e Resistência Exercício em Diferentes Sessões de Exercício Concorrente em Respostas Pressão Arterial de Atletas: Um Estudo Randomizado

Por: Carmen Sílvia Grubert Campbell, Ioranny Raquel Castro de Sousa, José Fernando Vila Nova de Moraes, Rafaello Pinheiro Mazzoccante, Raiane Maiara dos Santos Pereira e Thiago Felipe de Lima Souza.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.30 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O exercício aeróbico (AE) e exercícios resistidos (ER) têm demonstrado benefícios na prevenção e/ou controle da pressão arterial (PA), embora as influências destes dois modelos de exercícios (exercício concorrente) em uma única sessão sobre a PA ainda são desconhecidos. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da alternância entre EA e ER em diferentes sessões de exercícios concorrente sobre as respostas da PA. Participaram do estudo 10 jovens atletas do sexo masculino (22,6 ± 3,78 anos, 70,3 ± 5,89 kg, 175,96 ± 5,83 centímetros, 6,8 ± 2,38 % de gordura corporal). Os testes consistiram de quatro protocolos randomizados, sendo a sessão AR composta por EA seguido do ER, a sessão RA por ER seguido do EA (AR), a sessão circuito (CC) (ER e EA alternando de forma intermitente ) e a sessão de controle (CO) (sem exercício) . EA foi realizado em uma esteira a 90% do lactato mínimo indireto e o ER foi realizado em forma de circuito a 90% de 12 RM, alternado por segmento em seis exercícios. A PA foi mensurada em todos os protocolos, durante o momento repouso e no período de recuperação pós-exercício (REP). Observou-se uma redução da pressão arterial sistólica (PAS) aos 45 e 60 minutos de recuperação do protocolo RA em relação aos valores pré-exercício. A PA diastólica e média não apresentaram diferenças significativas. A sessão RA foi mais eficaz em demonstrar respostas hipotensoras em relação aos outros protocolos experimentais.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.