Efeitos da Aprendizagem Implícita, Explícita e Sequencial na Aquisição da Técnica de Arremesso em Novatos no Basquetebol

Por: Maicon Rodrigues Albuquerque, Mariana Calábria Lopes e Markus Raab.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.