Resumo

O estresse durante a pilotagem de aeronaves influencia a saúde e desempenho dos pilotos. Pesquisas sobre a influência da carga de trabalho durante voos militares sobre esses desfechos são necessárias.

Objetivo: Esse estudo investigou os efeitos da carga trabalho percebida durante voos de transporte militar sobre a modulação autonômica e desempenho cognitivo de pilotos em treinamento da Força Aérea Brasileira.

Métodos: Estudo observacional transversal do qual participaram 15 pilotos. A carga de trabalho percebida foi avaliada pelo inventário NASA-TLX. foi examinada a modulação autonômica durante os voos e o desempenho cognitivo antes e após os voos.

Resultados: A carga de trabalho dos voos foi moderada (~5 pontos), com contribuição cinco vezes maior da ‘demanda mental’ vs. ‘física’. Os voos acarretaram aumentos de 2-3 vezes na modulação simpática, com alterações autonômicas médias 50% maiores em P1 que P2. Correlações entre NASA-TLX e modulação simpática foram inversas vs. ‘demanda física’ e ‘carga total’ (rs= -0.52/-0.63) e direta vs. ‘demanda mental’ (rs=0.57), o oposto ocorrendo para a modulação parassimpática (rs=0.47/0.59; rs= -0.45/-0.47; p<0.05). O desempenho cognitivo permaneceu inalterado e não se correlacionou com os componentes do NASA-TLX.

Conclusão: Uma maior percepção da carga de trabalho durante voos militares de transporte acarretou aumento na modulação simpática e redução parassimpática, mas não influenciou no desempenho cognitivo.

 

Acessar