Efeitos da Demonstração Autocontrolada na Aprendizagem de Uma Habilidade Motora Sequencial do Ballet Clássico em Crianças

Por: Anielle Conceição Lemos.

113 páginas. 2015 09/07/2015

Send to Kindle


Resumo

Estudos utilizando a demonstração autocontrolada têm apresentado resultados positivos para a aprendizagem de habilidades motoras em adultos. O presente estudo examinou os efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencial do ballet clássico em crianças. Divididas em duas condições de prática, demonstração autocontrolada (grupo Self) e externamente controlada (grupo Yoked) os participantes aprenderam uma sequência com 5 passos de ballet clássico demonstradas por um modelo habilidoso em vídeo. A fase de prática constou de 50 tentativas, enquanto a fase de retenção de 10 tentativas. Os escores de performance, níveis de autoeficácia percebida, emoções positivas relacionadas com a tarefa, a motivação e as preferências relacionadas ao momento de observação das demonstrações foram avaliadas e quantificadas. O grupo Self apresentou maiores escores de performance, de afetos positivos, de autoeficácia e de motivação para prática e aprendizagem do que o grupo Yoked. Conclui-se que a demonstração autocontrolada beneficia a aprendizagem de uma habilidade complexa sequencial do ballet em crianças, quando comparada à demonstração externamente controlada.

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/arquivo-de-dissertacoes-2015/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.