Resumo

Os efeitos da faixa de amplitude de conhecimento de resultados (CR) têm sido investigados na aprendizagem de habilidades motoras através da utilização de testes de retenção ou transferência. Entretanto, seus efeitos na adaptação à perturbações imprevisíveis ainda não são conhecidos. O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos da faixa de amplitude de CR na adaptação à perturbações imprevisíveis em uma tarefa de força isométrica. Vinte e dois estudantes universitários (25,14 ± 3,59 anos) inexperientes na tarefa participaram desse estudo. Eles foram divididos em dois grupos: Grupo faixa (GF), que recebeu CR em magnitude e direção apenas quando o erro ultrapassou 5% em relação à porcentagem de força máxima solicitada; e o Grupo controle (GC), que recebeu CR em magnitude e direção sempre que houve discrepância entre a força solicitada e a força realizada. O experimento consistiu de duas fases: pré-exposição e exposição e a tarefa tinha como objetivo alcançar um determinado percentual de força máxima em três segundos. Na pré-exposição, a meta era manter 40% da força máxima em 81 tentativas, e o CR foi fornecido de acordo com o grupo. Durante a exposição, conduzida no dia seguinte, foram realizadas 126 tentativas da mesma tarefa. Porém, foram inseridas 18 tentativas com perturbação imprevisível, caracterizadas por novas magnitudes de força a serem alcançadas. Havia duas magnitudes diferentes de perturbação: Com a meta de 60% da força máxima (PI) e com a meta de 20% da força máxima (PII), com nove tentativas em cada. 

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