Efeitos da Formação de Intervalos de Alta Intensidade na Condição Física em Adolescentes

Por: Juan Gregorio Villarraga González, Marco Vinicio Gutiérrez Casas e Omar James Serra Baquero.

Impetus - v.10 - n.2 - 2016

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Resumo


Estudos recentes sobre o treinamento de intervalos de alta intensidade indicam que é um método viável para melhorar alguns parâmetros de saúde e condição física em diferentes populações. O presente estudo implementa um programa complementar à aula de educação física e visa determinar os efeitos do treinamento de alta intensidade nas habilidades físicas básicas na população adolescente, aplicando exercícios de aptidão funcional (EF) e treinamento de suspensão (TRX). ). Métodos e materiais: A amostra n = 48 foi intencionalmente dividida em dois grupos mistos (homens e mulheres) entre as idades de 14 a 18 anos. Um grupo de controle ( GC= 25) média de idade: 16,12 ± 0,94 e grupo experimental (GE = 23) média de idade: 16,43 ± 0,95. Os dois grupos foram medidos através de pré-teste e pós-teste, utilizando instrumentos de aptidão física indiretos. Por sua vez, o GE foi associado a um programa complementar de intervalos de alta intensidade de 8 semanas com uma frequência de 2 sessões por semana, em uma sessão aplicaram o treinamento de suspensão (TRX) e a segunda sessão de exercícios funcionais (EF). Resultados:Foi determinado que, com um programa complementar de intervalos de alta intensidade de 16 sessões, foi encontrado aumento estatisticamente significante (p <0,05) nos testes de aptidão física de força abdominal, flexão de tronco, Curso de Navette e velocidade de 30 metros. Por outro lado, embora tenha havido melhorias nos resultados, eles não foram estatisticamente significantes nos testes de extensão de Burpee e flexo-cotovelo. Por sua vez, o GC que recebeu apenas a aula de educação física (2 horas semanais) não apresentou alterações significativas nos testes de aptidão física. Conclusões Um programa complementar à classe de treinamento físico de treinamento intervalado de alta intensidade, 8 semanas e 2 vezes cada, baseado no TRX e EF, seria suficiente para produzir adaptações positivas na condição física dos adolescentes, principalmente no meias de força abdominal e flexibilidade (Flexibilidade + 6.82 e força Abdominal + 12.65).
 

Endereço: http://revistaimpetus.unillanos.edu.co/impetus/index.php/Imp1/article/view/162

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