Efeitos da Periodização do Treinamento Combinado na Qualidade de Vida de Adultos com Obesidade

Por: Aline Mendes Gerage, Giovâni Firpo Del Duca, Jucemar Benedet, Marina Christofoletti dos Santos, Paulo Vitor de Souza, Rodrigo Sudatti Delevatti, Tiago Turnes e Willen Remon Tozetto.

XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


Resumo

Grande parte dos estudos envolvendo os efeitos da periodização do treinamento investigam variáveis de aptidão física, mas não se tem clareza quanto aos efeitos em variáveis como a qualidade de vida (QV) em populações obesas. O estudo objetivou verificar o efeito do treinamento combinado com diferentes periodizações na QV de adultos com obesidade. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado envolvendo adultos com obesidade (IMC ≥ 30kg/m²), randomizados em grupo controle (GC); grupo não periodizado (GN); e grupo com periodização linear (GP). Os grupos GP e GN foram submetidos durante 16 semanas de treinamento combinado (aeróbio: 30 minutos; de força: seis exercícios). O GN realizou exercícios aeróbios à 50-59% da FCres e de força à 10-12 RMs. O GP iniciou o treino com 40-49% da FCres e 12-14 RMs e, a cada quatro semanas aumentou progressivamente a intensidade (50-59% e 10-12 RMs; 60-69% e 8-10 RMs).

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.