Efeitos da Reeducação Postural Global em Desvios Posturais e Seus Benefícios nos Sintomas de Incontinência Urinária de Esforço

Por: Flávio de Oliveira Pires, Getúlio Antonio de Freitas Filho, Rejane Maria Cruvinel Cabral, Ronaldo de Almeida Sesconetto e Yomara Lima Mota.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.23 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Este estudo avaliou os efeitos da Reeducação Postural Global (RPG) no tratamento dos sintomas da incontinência urinária de esforço (IUE) em mulheres menopausadas. Treze pacientes (59,2 ± 8,9 anos) com diagnóstico clínico de IUE foram submetidas à análise urodinâmica, avaliação da função dos músculos do assoalho pélvico (MAP) e avaliação postural, antes e depois da realização de um programa de RPG. A análise da qualidade de vida também foi obtida antes e depois da intervenção com RPG (questionário ICIQ-SF). O tratamento com RPG foi composto por 12 sessões utilizando a postura “rã no chão”, com 30 minutos de duração e frequência semanal de uma vez por semana. Após a intervenção observou-se a diminuição da quantidade e frequência de perda de urina, sendo que a maioria das pacientes haviam reportado episódios diários de perda urinária antes da intervenção. Perdas urinárias menores que uma vez por semana foram reportadas ao final do tratamento. Reduções nos sintomas da IUE foram acompanhadas por melhora da função urinária e aumento da força dos MAP. Ademais, o programa com exercícios de RPG melhorou os índices da avaliação postural, quando dados individuais foram analisados; grande parte das pacientes estudadas melhorou o índice da curvatura cifótica e o alinhamento do quadril após intervenção. Tais melhoras nos sintomas da IUE e postura foram acompanhadas por melhora na qualidade de vida. Resultados do presente estudo sugerem que a RPG possa servir como meio alternativo de tratamento dos sintomas da IUE e, consequentemente, da qualidade de vida de mulheres menopausadas.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5218

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.