Efeitos da Suplementação Aguda de L- Carnitina com Cafeína Sobre a Oxidação de ácidos Graxos Livres em Corredores de Rua

Por: Paulo Roberto Souza e Silva.

2018 29/06/2018

Send to Kindle


Resumo

O uso de suplementos vem se tornando cada vez mais expressivo nas últimas décadas por um grande número de pessoas que visam a melhora do desempenho físico e redução da gordura corporal. A quantidade de pessoas que estão aderindo a prática de corrida de rua de forma amadora aumentou consideravelmente, sendo assim estima-se que 5% da população brasileira consideram-se corredores de rua. A cafeína é comumente descrito na literatura pelo seu efeito ergogênico quando consumida de maneira isolada para melhora do desempenho de corredores. A l-carnitina age no transporte de ácidos graxos para o interior da mitocôndria através de B-oxidação. Objetivo: Avaliar os efeitos da associação da suplementação de l-carnitina com cafeína sobre parâmetros metabólicos e desempenho em corredores de rua. Metodologia: Foram avaliados 26 participantes, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 40 anos, corredores de rua. Os participantes realizaram 4 corridas de 10km no seu melhor tempo com 4 diferentes intervenções aleatórias agudas, Placebo (PLC), Cafeína (CAF), L- carnitina (LC), Carnitina e Cafeína (CNCAF). A suplementação foi oferecida aleatoriamente e seguindo o modelo duplo cego. Sendo assim, 3g de amido resistente para o PLC, 420mg de cafeína para a CAF, 2000mg de l-carnitina para a LC e 87mg/kg de cafeína + 300 mg de l- carnitina para a CAFCARN por cápsula, com o volume das cápsulas equalizado. As cápsulas foram ingeridas pelos participantes 60 minutos antes da realização da corrida teste. Os participantes foram avaliados pelo tempo para percorrer os 10km, peso corporal, estatura, pressão arterial, frequência cardíaca, glicemia, lactato, escala subjetiva de percepção de esforço (BORG), desconforto gástrico e concentração de ácidos graxos livre no sangue pré e pós a corrida de 10km. Resultado: O estudo mostra que os resultados obtidos na suplementação combinada de cafeína com l-carnitina em corredores de rua não apresentaram diferença estatística na oxidação de ácidos graxos e a l-carnitina se mostrou pouco eficiente quando comparada a cafeína na melhora do desempenho. Conclusão: A associação da cafeína e l-carnitina combina partes das características de ambos os suplementos na melhora do desempenho e que os suplementos isolados tem funções muito próximas para o metabolismo de gordura como descrito na literatura científica.

Endereço: https://www.usjt.br/pgedf/conteudo/banco-de-dissertacoes.php?ano=2018

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.