Efeitos das Fases do Ciclo Menstrual e da Síndrome Pré-menstrual Sobre a Aptidão Física e Percepção Subjetiva de Esforço em Mulheres Jovens

Por: Déborah Araújo Farias, Jéssica Dias da Silva e Rodolfo de Azevedo Raiol.

Pensar a Prática - v.21 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo consistiu em investigar os efeitos das fases do Ciclo Menstrual (CM) em variáveis da aptidão física e a percepção subjetiva do esforço em mulheres jovens. Para tal, foram recrutadas 11 mulheres universitárias, que foram submetidas a testes de potência e de força dos membros superiores e inferiores e de aptidão aeróbia nas fases Folicular, Ovulatória e Lútea. Foram aplicados os testes de Arremesso de Medicine Ball, Salto Vertical e Horizontal, YoYo IRT e de 1RM. Os resultados indicam que não houve diferenças significativas (p>0,05) nos testes de aptidão física entre fases do CM. Concluímos que as diferentes fases do CM não influenciam o desempenho de componentes da aptidão física, seja em aspectos neuromusculares ou na potência aeróbia.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/49976

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.