Resumo

Contextualização: A dor lombar crônica não-específica é um importante problema de saúde e de ordem socioeconômica responsável por um alto índice de absenteísmo no trabalho, redução do desempenho funcional e alterações emocionais. Atualmente, sabe-se que uma das melhores opções para o tratamento de pacientes com essa condição é a prática de programas de exercício, combinados com programas de educação. Os métodos Back School e McKenzie são intervenções populares que incluem uma combinação de exercícios e orientações no tratamento de pacientes com dor lombar crônica não específica. Objetivo: Comparar os efeitos das intervenções Back School e McKenzie em pacientes com dor lombar crônica não específica nos desfechos: intensidade de dor, desempenho funcional, qualidade de vida e amplitude de movimento de flexão de tronco. Desenho do estudo: Estudo controlado aleatorizado com dois braços, avaliador cego, registrado prospectivamente. Local: Este estudo foi conduzido na clínica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo. Pacientes: 148 pacientes com dor lombar crônica não específica. Intervenções: Programa de quatro semanas de tratamento (uma vez por semana) com os métodos Back School (realizado em grupo) ou McKenzie (abordagem individual). Os participantes foram orientados a fazer exercícios em casa diariamente. Desfechos: Os desfechos clínicos foram obtidos com 1, 3 e 6 meses após a aleatorização. Os desfechos primários foram intensidade de dor (medida pela Escala Numérica de Dor que varia de 0-10 pontos) e desempenho funcional (medido pelo questionário de Incapacidade Roland Morris 0-24 questões) 1 mês após a aleatorização. Os desfechos secundários foram intensidade de dor e desempenho funcional com 3 e 6 meses após a aleatorização; qualidade de vida (medida pelo questionário de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde versão curta com 1, 3 e 6 meses após a aleatorização e amplitude de movimento de flexão de tronco (medida pelo inclinômetro) com 1 mês após a aleatorização. Os dados foram coletados por um avaliador cego. Resultados: Os pacientes alocados no grupo McKenzie obtiveram melhores resultados para o desfecho desempenho funcional após o tratamento; (média da diferença de 2,37 pontos; IC a 95% 0,76 a 3,99), mas não para a dor (média da diferença de 0,66 pontos; IC a 95% -0,29 a 1,62). Não foram encontradas diferenças entre os grupos para os demais desfechos. Conclusão: Esse estudo fornece evidência de alta qualidade que os programas de tratamento Back School e McKenzie produziram redução dos níveis de dor e melhora do desempenho funcional em pacientes com dor lombar crônica não específica. O método McKenzie foi discretamente mais efetivo do que o método Back School para o desempenho funcional, mas não para a dor imediatamente após o tratamento em pacientes com dor lombar crônica.
PALAVRAS-CHAVE: dor lombar; mckenzie; crônica

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