Efeitos de 14 Semanas de Treinamento de Força com Periodização Linear e Ondulatória Diária nas Variáveis Cinemáticas de Jovens Atletas de Natação Competitiva

Por: Aylton José Figueira Júnior, Gilberto Pivetta Pires e Karina Coelho Pires.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.39 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi determinar o efeito de 14 semanas de treinamento de força com periodização linear (PL) e ondulatória diária (POn) no desempenho através da avaliação cinemática das variáveis frequência de braçada (FB), comprimento de braçada (CB), velocidade média (VM) e índice de braçada (IB) em nadadores jovens de ambos os sexos. Foram divididos 17 adolescentes (15,18 ± 2,31 anos) em dois grupos (G): GPL (quatro homens e quatro mulheres) e GPOn (cinco homens e quatro mulheres). Pelos resultados encontrados podemos concluir que a POn é mais eficaz em proporcionar melhorias nos aspectos cinemáticos de VM, IB e CB em distâncias mais curtas (até 50 metros). A PL foi mais eficiente na manutenção da resistência muscular em variáveis de VM e CB em distâncias maiores (acima de 50 metros).

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892017000300291&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.