Resumo

Recentes estudos tem mostrado que a aprendizagem motora de crianças pode ser aumentada a partir do direcionamento da atenção, para os efeitos dos movimentos no ambiente (foco externo de atenção), em comparação ao direcionamento para os movimentos corporais (foco interno). O objetivo do presente estudo foi examinar os efeitos de diferentes tipos de foco de atenção, na aprendizagem de uma tarefa de equilíbrio, em crianças. Para cada idade, foram formados quatro grupos, com diferentes instruções induzindo: Grupo Foco Externo Distante (marcador laranja posicionado após a linha final), Grupo Foco Externo Próximo (empurrar as plataformas do Pedalo para baixo), Grupo Foco Interno (empurrar os pés para frente) e, Grupo Controle (sem instruções específicas direcionando a atenção). A tarefa requeria que os participantes (n = 108) andassem sobre o Pedalo em uma distância de 7 metros, delimitada por duas linhas (inicial e final). Um dia após a fase de prática, dois diferentes testes transferência (velocidade e velocidade com as mãos acima da cabeça) foram conduzidos, cada um com cinco tentativas. Os resultados mostraram que as crianças de 10 anos apresentaram menores tempos de movimento do que as crianças de seis anos de idade. Também, enquanto ambas as crianças dos grupos foco externo apresentaram desempenhos superiores do que as crianças dos grupos foco interno na fase de prática, apenas os grupos foco externo distante obtiveram maiores níveis de aprendizagem do que os grupos controle também na fase prática e, do que os grupos foco interno nos testes de transferência. Os achados demonstraram que os benefícios do foco externo de atenção, para a aprendizagem motora de crianças, podem ser impulsionados por instruções que induzam foco externo distante.

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