Efeitos de Dois Treinamentos Resistidos Periodizados Sobre a Modulação Autonômica e Composição Corporal em Indivíduos Adultos com Síndrome Metabólica

Por: Natália Turri da Silva.

39 páginas. 2016 11/07/2016

Send to Kindle


Resumo

Treinamentos resistidos são cada vez mais empregados para manutenção da saúde ou tratamento de doenças. Dentre eles, o treinamento resistido funcional tem se difundido, entretanto carecem estudos que avaliem sua influência em modulação autonômica (MA), composição corporal, força muscular (FM) e parâmetros cardiorrespiratórios em pacientes com síndrome metabólica (SM). Este estudo buscou analisar e comparar os efeitos de treinamento resistido convencional vs funcional sobre a MA, composição corporal, FM e parâmetros cardiorrespiratórios na SM. Foram avaliados 50 sujeitos com SM de ambos os sexos, de 40 a 60 anos, divididos em grupos, sendo no primeiro artigo explorado treinamentos resistidos funcional e convencional, com 19 sujeitos em cada grupo e no segundo artigo três grupos (convencional, funcional e controle) com 19 sujeitos nos grupos treinamentos e 12 controle. Os grupos treinamentos funcional e convencional foram periodizados por 12 semanas, totalizando 30 sessões. Para a análise da MA índices de variabilidade da frequência cardíaca foram obtidos nos domínios do tempo (RMSSD e SDNN) e da freqüência (LF, HF, LF/HF), índices geométricos (plot de Poincaré, interpolação triangular dos intervalos NN (TINN), índice triangular (RRtri) e índices no domínio do caos (Caóticos Globais e Dimensão Fractal Higuchi). Para avaliação da FM foi usado teste 1RM, para composição corporal usou-se bioimpedância, e os parâmetros cardiorrespiratórios avaliados foram pressão arterial, frequência cardíaca e saturação de O2. Os resultados mostraram que o treinamento resistido funcional é superior ao convencional para benefícios em MA com maior ação do sistema nervoso parassimpático, embora no domínio do caos não houve diferenças entre os grupos.

Endereço: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/143790

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.