Efeitos de Quatro Aulas de Malabarismo Sobre o Desenvolvimento Motor de Escolares de Onze Anos de Idade do Ensino Fundamental em Uma Escola Pública no Município Rio das Ostras/rj.

Por: Edwar Santos Santana, Elisaldo Mendes Cordeiro, Lorenzo Prúcoli Martins, Maurício Garcia Ennes, Ricardo Mariano Dublasievicz e Tiago Costa de Figueiredo.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.16 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

A oferta de atividades circenses em ambientes diversos é crescente e, alguns benefícios são atribuídos à prática do malabarismo, despertando interesse acadêmico. Este estudo teve como objetivo verificar os efeitos de quatro aulas de malabarismo, sobre o desenvolvimento motor de escolares. A hipótese inicial foi que as aulas exerceriam influência positiva sobre o desenvolvimento motor. Os métodos utilizados caracterizam o estudo como, estudo transversal, quase experimental, com delineamento pré-experimental, de teste pré e pós-tratamento, com um grupo intacto, no qual foi aplicado parte dos testes da Escala do Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002), com observações complementares. A população foi composta por doze escolares voluntários, de onze anos de idade, de uma escola pública do município de Rio das Ostras, que não praticaram malabarismo anteriormente. Os resultados obtidos foram variações positivas no esquema corporal e na organização espacial. Conclui-se que houve influência positiva sobre componentes do o desenvolvimento motor. Sugere-se a reaplicação de estudo com maior duração e com delineamento experimental.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1316

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.