Efeitos de Três Programas de Treinamento Periodizados Sobre Parâmetros Bioquímicos e Antropométricos de Indivíduos com Síndrome Metabólica

Por: Stephanie Nogueira Linares.

40 páginas. 2017 15/02/2017

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) é conhecida como uma complexa interação de indicadores de riscos cardiometabólicos, que englobam simultaneamente a deterioração do metabolismo da glicose, aumento do triglicerídeo, diminuição das lipoproteínas de alta densidade (HDL), obesidade abdominal e hipertensão arterial. Umas das formas de prevenção e tratamento para essa doença é a prática regular de exercício físico. Objetivo: Comparar os efeitos de três programas de treinamento periodizado sobre os indicadores da SM e parâmetros antropométricos e bioquímicos em participantes com Síndrome Metabólica. Método: Participaram do estudo 59 voluntários de ambos os sexos, com idade entre 35 e 60 anos, sedentários, com diagnóstico de SM, distribuídos em quatro grupos, um grupo controle (GC: sem intervenção) e três grupos submetidos a programas de intervenções: treinamento resistido funcional (TF), treinamento resistido convencional (TR) e treinamento aeróbio intervalado (TAI). Os grupos treinamento foram submetidos a programas periodizados de treinamento por um período de 16 semanas, três sessões semanais, com intervalos de recuperação de 24 e 72 horas, totalizando 39 sessões de treino e nove sessões recuperativas.

Endereço: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150127

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.