Efeitos de Um Programa de Intervenção Interdisciplinar Sobre a Função Pulmonar, Força de Membros Superiores e Aptidão Cardiorrespiratória de Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade

Por: Cézane Priscila Reuter, Dulciane Nunes Paiva, Letícia Borfe, Letícia de Borba Schneiders e Miria Suzana Burgos.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.27 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de intervenção sobre a função pulmonar, aptidão cardiorrespiratória (APCR) e força explosiva de membros superiores (FMS) de adolescentes com excesso de peso. De caráter quase-experimental, o estudo avaliou 46 adolescentes com excesso de peso, alocados no Grupo Experimental (GE) (n=23) e Grupo Controle (GC) (n=23). O GE participou do programa de intervenção interdisciplinar, três vezes por semana, com orientação nutricional, psicológica e exercícios físicos ao longo de seis meses. Foram realizadas avaliações, da função pulmonar, APCR e FMS de ambos os grupos, antes e após o programa. A análise estatística realizada no programa SPSS, comparou os resultados pré e pós-teste, entre os grupos, utilizando o teste t Student para amostras independentes e o teste de Mann-Whitney. A comparação intragrupos foi realizada através do teste t Student ou Wilcoxon (p<0,05). Na comparação intragrupos, o programa de intervenção foi eficaz no aumento da APCR (p=0,035) e da FMS (p=0,009) nos adolescentes do sexo masculino do grupo experimental. Houve redução do fluxo expiratório forçado entre 25 e 75% da curva de capacidade vital forçada (FEF25/75 (% predito)) no sexo masculino do GC (p<0,039). Conclui-se que o programa de intervenção foi eficaz no aumento dos níveis de aptidão física dos adolescentes.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/9918

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.