Efeitos de Um Programa de Treinamento Contra Resistência Sobre a Força Muscular de Mulheres Idosas

Por: Aline Rodrigues Barbosa, José Maria Santarem, Maria de Fátima Nunes Marucci e Wilson Jacob Filho.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.5 - n.3 - 2000

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Resumo

Esse estudo analisou os efeitos de 10 semanas de treinamento contra resistência sobre a força muscular de 11 mulheres idosas (68,91 ± 5,43 anos). A força de preensão manual (ambas as mãos) foi avaliada antes e após 10 semanas. A força muscular isotônica foi avaliada pelas cargas de treinamento (inicial e final). Após as avaliações iniciais, os indivíduos iniciaram o programa de treinamento de intensidade progressiva, empregando contração muscular concêntrica e excêntrica, utilizando oito exercícios (peito, costas, ombro, bíceps, tríceps, coxa, panturrilha e abdome). O programa de treinamento resultou em aumentos significativos (p< 0,001) na força muscular isotônica, para todos os exercícios, com aumentos percentuais que variaram de 25,91% a 49,09%, para tríceps e panturrilha, respectivamente. Verificaram-se também, aumentos significativos (p < 0,001) na força de preensão manual de ambas as mãos. Conclui-se que o programa de treinamento utilizado é seguro e eficaz para aumentar a força muscular das mulheres idosas.

Endereço: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1007

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