Efeitos de Um Programa de Treinamento Físico Sobre Indicadores de Aptidão Física em Duas Crianças com Síndrome de Prader-willi

Por: .

107 páginas. 2013 14/06/2013

Send to Kindle


Resumo

A síndrome de Prader Willi (SPW) é uma doença genética parental decorrente da ausência da expressão gênica na região proximal do braço longo do cromossomo 15 (11.2q-13q). Suas características são hipotonia neonatal, hiperfagia, obesidade, hipogonadismo, deficiência intelectual (DI), deficiência de GH, hipoatividade e atraso no desenvolvimento motor. Programas de Treinamento (PT) físico diário demonstraram aumento da massa magra (MM) e redução da massa gorda (MG) na SPW. Porém, não foram observados PT com carga periodicamente aumentada. Estudos tem demonstrado o efeito PT físicos de curta duração sobre a MM, o padrão da marcha e sobre a estratégia postural. Porém, nenhum PT físico foi construído individualmente e forneceu uma sobrecarga progressiva ao longo do período de acompanhamento. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos do PT sobre indicadores de aptidão física em duas crianças com SPW. Este trabalho trata de um estudo descritivo de seguimento de 2 casos de crianças com SPW (CA com 11 anos e CB com 14 anos) que foram avaliadas, submetidas a um PT de 12 semanas e foram reavaliadas no final do período. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação para avaliação de indicadores de aptidão física: anamnese; avaliação do nível de aptidão física (PRODOWN); avaliação antropométrica complementar; avaliação de composição corporal (DEXA) e questionário do nível de atividade física (QNAF). O PT foi adaptado para a população específica alvo desse trabalho (crianças com SPW) de modo que os participantes tivessem um aumento da carga de treinamento ao longo da execução do PT. Foi possível verificar ao final desse estudo efeitos positivos da introdução de um PT físico para crianças com SPW. Houve melhora em vários indicadores de aptidão física como redução de peso em CA e aumento da atividade física espontânea em CB, além disso, após 12 semanas e 10 semanas de treinamento, CA e CB, respectivamente, apresentaram melhor em quase todos os testes da bateria de avaliação PRODOWN.

Endereço: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1641

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.