Efeitos de Um Programa de Treinamento Sobre a Força Explosiva de Membros Inferiores em Atletas de Futebol da Categoria Infantil

Por: Luiz Antônio Barcellos Crescente, Marcelo Silva Cardoso, Osvaldo Donizete Siqueira e Rodrigo da Cunha Klein.

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O estudo teve por objetivo verificar o efeito de um programa de treino sobre a força explosiva de membros inferiores (MI) dos atletas de futebol de campo da categoria infantil e comparar os desempenhos no salto entre as diferentes posições. A amostra foi composta por 20 atletas do sexo masculino. Foram mensuradas a massa corporal e a estatura, identificado o estágio de maturação dos atletas e a força explosiva de MI avaliada através do salto horizontal. O grupo realizou o treinamento durante 6 semanas consecutivas, com uma frequência semanal de dois dias. Objetivando desenvolver a potência anaeróbia, a resistência aeróbia e a força geral. No tratamento dos dados utilizamos o teste T de Student pareado e a ANOVA (One-Way). Os resultados evidenciaram um efeito significativo do programa de treino, ocorrendo um aumento na força explosiva de MI. Não encontramos diferenças significativas na força explosiva de MI entre as posições. Concluímos que um mesociclo com uma especificidade e que apresente um aumento gradativo de intensidade e volume de treinamento gera alterações nessa importante capacidade física. A força e a velocidade são capacidades exigidas em tarefas que jogadores de diferentes posições desempenham no futebol.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xvii-conbrace-iv-conice/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.