Efeitos de Um Programa Fisioterapêutico de Preabilitação Para Cirurgia Bariátrica na Qualidade de Vida de Obesos Mórbidos: Um Ensaio Clínico

Por: Darlan Laurício Matte e Joaquim Henrique Lorenzetti Branco.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.10 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de obesos mórbidos (OMs) participantes do Programa de Extensão PREPARA – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-Operatória de Cirurgias de Grande Porte, antes e após um programa fisioterapêutico estruturado de preabilitação cirúrgica.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo prospectivo, unicêntrico, do tipo ensaio clínico não controlado, realizado com 46 indivíduos OMs. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista estruturada e do questionário WHOQOL-Bref-Obesidade, antes e após o programa de preabilitação, para avaliação da QVRS. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e teste de comparação (teste t pareado e Wilcoxon).

RESULTADOS: Houve acréscimo na pontuação de todos os domínios avaliados pelo questionário, entretanto os domínios que apresentaram diferença estatística significante foram os domínios físico (p=0,05), meio ambiente (p=0,04) e o WHOQOL total (p=0,04).

CONCLUSÕES: Um programa fisioterapêutico estruturado de preabilitação para pacientes que serão submetidos à cirurgia bariátrica (CB) é capaz de melhorar significativamente a QVRS dos participantes, em especial o domínio físico.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/8141

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.