Efeitos de Um Treinamento Resistido com Tubos Elásticos Sobre a Força Muscular, Qualidade de Vida e Dispneia de Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Por: Ana Paula Coelho Figueira Freire, Bruna Spolador de Alencar Silva, Ercy Mara Cipulo Ramos, Iara Buriola Trevisan, Isis Grigoletto Silva e Luís Alberto Gobbo.

Revista da Educação Física - UEM - v.27 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do treinamento resistido com tubos elásticos e aparelhos de musculação sobre qualidade de vida e dispneia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Os participantes foram alocados em dois grupos: treinamento com tubos elásticos (GTE, n=9) e convencional (GRC, n=10). Força isométrica foi mensurada em cinco exercícios, e qualidade de vida (CRQ) e nível de dispneia (MRC) foram avaliados por questionários. As variáveis força isométrica e MRC variaram significantemente nos dois grupos, enquanto o domínio dispneia de CRQ apresentou diferença entre os momentos (p<0,05) apenas para GRC. Flexão de ombro e de cotovelo apresentaram correlação negativa e significante com a variável MRC (p<0,05) para GRC. As duas intervenções foram benéficas para o aumento da força e da redução da pontuação em MRC, com aumento da força de membros superiores correlacionado à redução da sensação de dispneia nos pacientes com DPOC.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27707

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.