Efeitos de Uma Intervenção com Pedômetro Sobre o Risco Metabólico em Crianças Obesas

Por: Ciele Maria de Andrade, Janesca Mansur Guedes, Luciana Pauline Matte, Marília Guedes Bortoluzzi, Nilciane Coppatti Zulpo e Vanessa Sebben.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.22 - n.6 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O envelhecimento traz várias modificações, entre as quais o declínio progressivo das funções fisiológicas do organismo. Tanto o treino de força quanto um programa de resistência aeróbica são importantes para evitar o declínio funcional associado à idade. Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de treinamento combinado de força e resistência aeróbica sobre a força de preensão manual, a massa muscular, a resistência e potência aeróbica de idosas. Métodos: Trinta e cinco mulheres (65,7 ± 6,68 anos) foram divididas em três grupos: treinamento combinado (TC; n = 15), treinamento de força (TF; n = 10) e treinamento aeróbico (TA; n = 10). Cada grupo treinou duas vezes por semana durante oito semanas, sendo que o grupo TC teve treinamento de força e aeróbico uma vez por semana.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v22n6/1517-8692-rbme-22-06-00480.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.