Efeitos da Dieta Hiperlipídica e do Treinamento de Natação Sobre o Metabolismo de Recuperação Ao Exercício em Ratos

Por: Ana Raimunda Dâmaso, Cristiane Pereira de Souza, Danielle Bernardes, Marla Simone Jovenasso Manzoni e Neuli Tenório.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.18 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos interativo e respectivo do treinamento físico moderado de natação e da dieta hiperlipídica sobre o metabolismo de carboidratos e lipídeos no período de recuperação ao exercício em ratos machos adultos. Os animais foram divididos em sedentários (S) e treinados (T). O treinamento consistiu de natação a 90 min/dia, cinco dias/semana. Cada grupo foi subdividido em dieta padrão normocalórica (N) e dieta hipercalórica/hiperlipídica (H). Depois de oito semanas, os animais dos quatro grupos (SN, TN, SH e TH) foram sacrificados em repouso ou uma e duas horas após o exercício. A dieta hipercalórica (grupo SH vs. SN) aumentou o peso dos tecidos adiposos brancos, a glicemia, a concentração plasmática de triglicerídeos e de colesterol total e diminuiu o conteúdo de glicogênio. Por outro lado, o treinamento moderado de natação (grupo TN vs. SN) diminuiu o peso dos tecidos adiposos brancos e melhorou o metabolismo de carboidratos, aumentando o conteúdo de glicogênio. Quando associados (grupo TH vs. SH e TN), o treinamento não foi capaz de reverter os efeitos da dieta para o peso dos tecidos adiposos brancos, conteúdo de glicogênio e glicemia. Com relação ao período de recuperação, concluímos que os efeitos benéficos do treinamento em promover uma rápida recuperação dos substratos endógenos, principalmente reposição de glicogênio, são prejudicados pela dieta hiperlipídica associada ao treinamento. UNITERMOS: Obesidade; Glicogênio; Metabolismo; Perfil lipídico; Peso dos tecidos; Recuperação ao exercício.

Endereço: http://www.usp.br/eef/rbefe/v18n22004/v18p191.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.