Efeitos de Diferentes Intensidades de Trein- Amento Físico Aeróbio Sobre a Concentração Cir- Culante de Leucócitos em Adolescentes Obesos Submetidos à Intervenção Multidisciplinar

Por: Camila Tenório Calazans de Lira, Humberto José Gomes da Silva e Thiago Ricardo dos Santos Tenório.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.17 - n.5 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos do treinamento aeróbio de alta intensidade (TAI) com o de baixa intensidade (TBI) sobre a concentração circulante de leucócitos em adolescentes obesos. Quarenta e três adolescentes obesos (34,4±4,3 kg/m²) de ambos os gêneros (13 meninos e 30 meninas), com idade entre 13 e 18 anos, foram submetidos de forma aleatória ao TAI (intensidade correspondente ao limiar ventilatório I; N=20) ou TBI (intensidade correspondente a 20% abaixo do limiar ventilatório I; N=23) durante 12 semanas. Todos os voluntários receberam o mesmo acompanhamento clínico, psicológico e nutricional. Para ambos os grupos as sessões de exercício foram isocalóricas (350Kcal). A concentração total de leucócitos e subpopulações (monócitos, linfócitos e neutrófilos) foram determinadas por citometria de fluxo fluorescente antes (pré) e após (pós) a intervenção.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/571.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.