Efeitos de Diferentes Métodos de Ensino na Aprendizagem do Futebol de Salão

Por: António Sabino da Silva, Rejane Paroli e .

Motriz - v.10 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho investigou os efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Participaram do estudo cento e treze alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino com média de idade de 12,6 anos (± 1,8). O delineamento constou de quatro grupos de rapazes e quatro grupos de moças (partes-PT, situações-ST, tático-TT e todo-TD) e de três fases (pré-teste, aprendizagem e pós-teste) compreendidas em doze aulas. Foi utilizado Game Performance Assessment Instrument, o qual possibilitou a avaliação do futsal em termos de envolvimento no jogo, tomada de decisão, execução de habilidades, apoio e desempenho global. Para as comparações entre os grupos de moças e os de rapazes em cada teste foram conduzidas Anovas e Kruskal-Wallis e para as comparações intragrupo utilizou-se o teste de Wilcoxon. Os resultados não evidenciaram diferenças entre os grupos de moças e entre os grupos de rapazes no pré e no pós-teste. Porém, mostraram que o grupo das moças que praticaram sob o método do todo foi o único grupo que evoluiu do pré para o pós-teste em todas as variáveis. Palavras-chave: Método de ensino, aprendizagem motora, futebol de salão.

Endereço: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/10n2/10CCU1_home.pdf

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.