Resumo

O presente estudo investigou os efeitos de diferentes estabelecimentos de
metas na aprendizagem de habilidades motoras. Participaram do estudo
100 indivíduos de ambos os sexos, com idades entre 18 e 37 anos (M=23),
sem experiência na tarefa de subir na escada de Bachman. Os participantes
foram distribuídos aleatoriamente em 5 grupos: a) estabelecimento de metas
genéricas ("Faça seu melhor"); b) estabelecimento de metas específicas
difíceis de longo prazo; c) estabelecimentos de metas específicas fáceis de
longo prazo; d) estabelecimentos de metas específicas difíceis de curto e
longo prazo; e) estabelecimentos de metas específicas fáceis de curto e
longo prazo. O delineamento experimental constou de uma fase de aquisição na qual foram realizadas 200 tentativas (100 tentativas a cada dia
a l t e rn a d ame n t e ) , um t e s t e d e t ra n s fe r ê n c i a ( 5 0 t e n t at iva s ) e após
um int e rva lo de s e t e di a s um t e s t e de re t enç ão ( 5 0 t ent at iva s ) .
Houve a preocupação em se controlar o auto-estabelecimento de metas através da instrução e da aplicação de um questionário específico levando a separar os indivíduos que auto-estabeleceram metas (n=28). A
variável dependente foi a quantidade de degraus alcançados e os resultados foram analisados em relação à somatória de degraus em blocos de 10
tentativas. Os resultados mostraram que os grupos obtiveram similar nível
de desempenho em ambos os testes (transferência e retenção). Portanto,
os tipos de estabelecimentos de metas utilizados possibilitam similar aprendizagem

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