Efeitos do Exercício Físico e da Atividade Física na Depressão e Ansiedade em Indivíduos Idosos

Por: Hanna K. M. Antunes, Ismair T. Reis, Marco Tuli de Mello, Maria de Lourdes Ventura, Nadia C. Cheik, Rimmel A. G. Heredia e Sérgio Tufik.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.11 - n.3 - 2003

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar a influência do exercício físico e da atividade física nos aspectos psicológicos (índices indicativos para depressão e ansiedade) em idosos. Para tanto, foram selecionados 54 idosos saudáveis (66,85 ± 4,42 anos), de ambos os sexos, que foram subdivididos em 3 grupos: Grupo A – controle (indivíduos sedentários), n=18; Grupo B – grupo de desportistas (indivíduos sedentários que passaram a praticar exercícios físicos regularmente), n=18; Grupo C – grupo de lazer (indivíduos que participam de programas de atividade física não sistematizada) n=18. Os voluntários foram submetidos a uma avaliação inicial, na qual foram aplicados questionários que medem escores indicativos de depressão (Inventário Beck) e ansiedade (Idate Traço e Estado), também foram realizados um teste ergométrico com eletrocardiograma para estimativa do VO2 e exames laboratoriais. Após esta fase, o voluntários do Grupo B iniciaram um programa de exercício físico por um período de quatro meses sendo então reavaliados seguindo o mesmo protocolo inicial. Os resultados revelaram que o Grupo de desportistas obteve um índice satisfatório significativo de redução dos escores de depressão (Inventário Beck), passando de leve para normal, e em relação aos índices indicativos para ansiedade (Idate Traço e Estado) e os dados se demonstraram baixos em todos os grupos analisados. Os resultados sugerem que a prática regular de exercício físico orientado com parâmetros fisiológicos, pode contribuir na redução dos escores para depressão e ansiedade em indivíduos com mais de 60 anos.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/509/534

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.