Efeitos do Exercício Físico e de Um Inibidor da Enzima Conversora de Angiotensina na Pressão Arterial e nos Sintomas Sugestivos de Síndrome das Pernas Inquietas em Ratos Espontaneamente Hipertensos

Por: Miriam Kannebley Frank.

2015 27/02/2015

Send to Kindle


Resumo

A relação entre hipertensão e os distúrbios do movimento relacionados ao sono, como a síndrome das pernas inquietas (SPI) vem sendo observada em seres humano, porém as causas e mecanismos que circundam esta comorbidade ainda não estão elucidados. O presente estudo investigou se a diminuição da pressão arterial (PA) induzida pelo exercício físico e/ou um inibidor-enzima conversora de angiotensina pode afetar a atividade locomotora de ratos espontaneamente hipertensos (SHR), com ênfase no sistema dopaminérgico. Na metodologia foi utilizado ratos da linhagem SHR e Wistar normotensos distribuídos em 4 grupos: controle, exercício físico, enalapril e exercício físico+ enalapril. O exercício físico foi realizado em esteira rolante e o enalapril administrado por gavagem, ambos durante 8 semanas. Durante este período a atividade locomotora e a PA de todos os grupos de ambas as linhagens foram avaliadas através do teste no Campo Aberto e por pletismografia de cauda, respectivamente. Após eutanásia dos animais os receptores dopaminérgicos, o transportador de dopamina, e a tirosina hidroxilase da região do corpo estriado foram avaliados através do Western Blot. O grupo SHR controle apresentou maiores valores na PA, maior atividade locomotora e níveis mais baixos dos receptores D2 e tirosina hidroxilase em comparação com todos os outros grupos ao longo do período experimental. Em geral, o exercício físico e o enalapril atenuaram estas alterações. Este estudo sugere a existência de comorbidade entre hipertensão e os sintomas sugestivos da SPI no modelo animal SHR, que são mediadas por mudanças dopaminérgicas. O exercício físico e o enalapril conferiram proteção tanto para a hipertensão quanto para mudanças comportamentais observadas. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000951332&opt=1

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.