Efeitos do Exercício Físico no Ambiente de Trabalho no Tratamento da Dor Lombar: Uma Revisão Sistemática com Metanálise

Por: Bruno Prata Martinez, Daniel Deivson Alves Portella, Natasha Cordeiro dos Santos, Priscila Godoy Januário Martins Alves e Roberto Rodrigues Bandeira Tosta Maciel.

Revista Brasileira de Medicina do Trabalho - v.16 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

ONTEXTO: A dor lombar apresenta alta prevalência na população economicamente ativa, promovendo a diminuição da capacidade produtiva, absenteísmo, prejuízos à qualidade de vida e afastamento previdenciário. Medidas diversas têm sido adotadas no intuito de diminuir esse infortúnio laboral, destacando-se a prática de exercício físico no ambiente de trabalho.
OBJETIVO: O objetivo desta revisão foi identificar estudos que utilizaram o exercício físico realizado no ambiente laboral para tratamento da dor lombar.
MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática com metanálise. Foi realizada busca eletrônica na base de dados MEDLINE utilizando os descritores “workplace”; “ low back pain” e “ exercise” e os respectivos sinônimos e palavras-chaves identificados nos Descritores em Ciências da Saúde e no Medical Subject Headings.
RESULTADOS: Foram considerados todos os estudos que adotaram exercício físico no ambiente de trabalho e possuíam desfechos relacionados à dor lombar. Foram encontrados 499 estudos em potencial, resultando na inclusão final de 15 artigos. O tempo de tratamento variou de 3 semanas a 18 meses, e as principais intervenções foram exercícios de força, alongamentos e relaxamento muscular.
CONCLUSÃO: A metanálise demonstrou que não há efeito do exercício físico no ambiente de trabalho na redução da percepção da dor lombar (diferença entre médias=0.62, CI95%, -0.8,2.04; p<0.4). Esta revisão sistemática foi registrada no PROSPERO, sob protocolo CRD42017071563.

Endereço: http://www.rbmt.org.br/details/319/pt-BR/efeitos-do-exercicio-fisico-no-ambiente-de-trabalho-no-tratamento-da-dor-lombar--uma-revisao-sistematica-com-metanalise

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.