Efeitos do Exercício Físico no Sistema Nervoso do Indivíduo Idoso e Suas Consequências Funcionais

Por: Aline Alvim Scianni, Christina Danielli Coelho de Morais Faria, Giselle Silva e Faria, Jederson Soares da Silva e Poliana do Amaral Benfica.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.41 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre os efeitos do exercício físico nas estruturas e funções do sistema nervoso (SN) de idosos e reportar os exercícios e parâmetros frequentemente usados. Após ampla e sistemática busca em bases de dados eletrônicas, foram incluídos 22 ensaios clínicos aleatorizados e não aleatorizados que avaliaram os efeitos do exercício físico em variáveis neuroanatomofisiológica de idosos. A maioria (77,3%) investigou os efeitos no SN central e usou exercício aeróbico. O exercício físico apresentou benefícios nas estruturas e funções do SN de idosos, inclusive as funções cognitivas, e nas estruturas e funções musculares e cardiovasculares, na mobilidade e no equilíbrio. Ainda não há um consenso sobre quais parâmetros de treinamento são mais adequados.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/es-efeitos-do-exercicio-fisico-no-articulo-S0101328916302621

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.