Efeitos do Foco de Instrução Relacionado Ao Componente da Tarefa Durante a Aprendizagem Da pirouette do Balé Clássico

Por: Renata Alvares Denardi.

45 páginas. 2011 18/10/2011

Send to Kindle


Resumo

Investigou-se o efeito do foco de instrução relacionado ao componente da tarefa durante a aprendizagem da pirouette do balé clássico. Setenta e dois estudantes universitários foram divididos em seis grupos (n = 12) de acordo com o foco de instrução: (1) Cabeça, (2) Braços, (3) Tronco, (4) Joelhos, (5) Pés, e (6) Controle. Na fase de aquisição, todos os participantes realizaram 160 tentativas em quatro blocos de 20 tentativas por dia. Nessa fase, todos os grupos receberam instrução geral verbal e visualmente, e em seguida, instrução específica de acordo com o componente. Após uma semana, todos os participantes realizaram o teste de retenção, sem nenhuma instrução. As variáveis dependentes foram as medidas de padrão de movimento, de erro de performance e de tempo de movimento. Os resultados mostraram que todos os grupos melhoraram o desempenho na fase de aquisição, e que a performance foi mantida no teste de retenção. Contudo, não houve diferença entre os grupos. Concluiu-se que instrução específica e instrução geral proporcionam efeito similar na aprendizagem da pirouette.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-06012012-083544/pt-br.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.