Efeitos do Fortalecimento Muscular do Quadril e Tronco Sobre a Cinemática Dapelve e do Quadril na Marcha Considerando a Influência do Alinhamento do Complexo Tornozelo-pé

Por: Aline de Castro Cruz.

70 páginas. 2017 24/03/2017

Send to Kindle


.Resumo

Introdução: Após a realização de um programa de fortalecimento dos músculos do quadril e tronco, indivíduos com diferentes níveis de varismo do complexo tornozelopé (CTP) podem apresentar diferentes efeitos cinemáticos sobre a pelve e quadril durante a marcha, o que poderia influenciar os efeitos sobre os torques do quadril. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do fortalecimento dosmúsculos do quadril e tronco sobre a cinemática da pelve e quadril durante a marcha e sobre as propriedades passivas e ativas do quadril, e verificar se a magnitude desses efeitos é influenciada pelo nível de varismo do CTP. Métodos: Foi conduzido um estudo com 53 mulheres saudáveis divididas em grupos controle e intervenção. Ambos os grupos foram divididos em subgrupos, com maiores e menores valores devarismo do CTP. O grupo intervenção (n=26; 22±3 anos) realizou o fortalecimento muscular do quadril e tronco. O grupo controle (n=27; 21±1 anos) foi orientado a manter suas atividades habituais. As variáveis cinemáticas (1) e as propriedades passivas (2) e ativas (3) do quadril avaliadas antes e após o fortalecimento foram: (1) amplitudes de rotação anterior e queda lateral da pelve, de rotação medial e adução do quadril, (2) média do torque passivo de rotação lateral do quadril e daamplitude passiva de rotação medial do quadril e (3) pico de torque concêntrico e excêntrico dos rotadores laterais do quadril. Resultados: Não houve diferenças significativas entre os grupos intervenção e controle para as amplitudes do quadril e da pelve. No entanto, o subgrupo de mulheres com menores valores de varismo do grupo intervenção apresentou redução da queda pélvica após o fortalecimento(p=0,033), o que não foi observado para o do subgrupo com maiores valores (p=0,057) e para ambos os subgrupos controle (p=0,703 e p=0,806).

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-AUMK2F

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.