Efeitos do Método Pilates e do Treinamento com Pesos na Marcha, no Peso Corporal, na Capacidade Física Funcional e na Qualidade de Vida de Mulheres Obesas

Por: Juliana Alves Carneiro.

96 páginas. 2008 29/09/2008

Send to Kindle


Resumo

O exercício físico é atualmente um meio para intervir na epidemia de obesidade, ajudando na perda de peso, aumentando a capacidade para realizar as atividades de vida diária e diminuir os fatores de risco de doenças crônicas. Objetivo: Avaliar a efetividade de dois programas de exercícios físicos (Pilates e Treinamento com pesos), associado à orientação nutricional, no peso corporal, na biomecânica da marcha, na capacidade física funcional e na qualidade de vida de mulheres obesas. Metodologia: Durante 12 semanas, um grupo de 15 mulheres obesas participou de um programa de exercícios aeróbicos e método pilates e outro grupo de 14 mulheres obesas participou de um programa de exercícios aeróbicos e treinamento com pesos. Os dois grupos receberam orientação nutricional. As sessões de exercícios foram de 60 minutos, três vezes por semana. Foram avaliados: o peso corporal, o índice de massa corporal (IMC), o teste da caminhada de 6 minutos, o teste de levantar-se da cadeira, o teste de sentar-e-alcançar, o SF-36 (The Medical Outcomes Study 36-item) e a cinemática de marcha através da cinemetria (kwon 3D). Resultados: Houve significativa redução do peso corporal e do IMC, significativa melhora nos índices de todos os testes de capacidade física funcional e nas variáveis do movimento angular do joelho, após 12 semanas de intervenção nos dois grupos. O grupo Pilates apresentou melhora em cinco domínios do SF-36, após 12 semanas e no domínio capacidade funcional quando os dois grupos foram comparados. O grupo treinamento com pesos apresentou melhora significativa na maioria das variáveis espaço temporais da marcha, após 12 semanas. Conclusão: Os dois programas avaliados promoveram a perda de peso e aumentaram a capacidade física funcional das mulheres obesas, após 12 semanas. O método Pilates foi mais efetivo para aumentar a qualidade de vida, principalmente no aspecto da saúde física. O programa que incluiu o treinamento com pesos foi mais efetivo para alterar positivamente os parâmetros cinemáticos que aumentaram a estabilidade dinâmica de marcha de mulheres obesas, após a intervenção.

Endereço: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1758

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.