Efeitos do Treinamento de Força Tradicional e Levantamento de Peso Olímpico em Jogadores de Handebol.

Por: , Bárbara Slovak, , Fernando Rodrigues, , Leandro Carvalho, Paulo Costa Amaral e Rodrigo Maciel Andrade.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução

O levantamento olímpico de halterofilismo tem sido adotado como alternativa ao exercício pliométrico. No entanto, pouco se conhece a respeito dos efeitos desses exercícios em jovens atletas de handebol.

Objetivo

Comparar o efeito do treinamento com levantamento olímpico e do treinamento de força tradicional no desempenho de salto, agachamento e aceleração em jovens atletas de handebol. Dez mulheres atletas de handebol foram avaliadas. Depois de seis semanas de treinamento regular, as atletas foram submetidas a oito semanas de treinamento especificamente projetado para a pesquisa, com equivalência do volume total de treinamento e das diferenças dos meios utilizados. As avaliações foram realizadas após seis semanas de treinamento regular (Baseline), após quatro semanas de treinamento de força tradicional e após quatro semanas de treinamento com levantamento olímpico. Foram quantificados os saltos verticais sem e com movimentação dos membros superiores, aceleração de 10, 20 e 30 m e 1 RM no agachamento.

Resultados

Constatou-se aumento (p < 0,05) das acelerações e do agachamento no treinamento com levantamento olímpico e do agachamento no treinamento de força tradicional. Distinções na coordenação, tempo para ativação do gastrocnêmio, vasto lateral, reto femoral, bíceps femoral e glúteo máximo, pico de força e potência e taxa de desenvolvimento de força entre os saltos e exercícios utilizados nos treinamentos são hipóteses a serem consideradas para as distintas respostas adaptativas encontradas nos saltos.

Conclusão

O treinamento com levantamento olímpico resultou em aumento da aceleração e força, mas não no desempenho do salto vertical em atletas juvenis de handebol. Nível de Evidência I; Estudos de Prognóstico - Investigação do Efeito da Característica de um Paciente no Resultado da Doença.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000300230&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.