Efeitos do Uso de Esteróides Anabolizantes Por Mulheres

Por: José Nunes da Silva Filho e Mayse Doro Melluzzi.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.22 - n.235 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Esteróides anabólicos androgênicos (EAA) são derivados sintéticos da testosterona utilizados inicialmente para fins terapêuticos. Atualmente, esses medicamentos estão sendo utilizados, de forma abusiva e indiscriminada, para melhorar o desempenho em atividades físicas e para fins estéticos. No entanto, a maioria dos usuários desconhece ou não acredita nos efeitos adversos que o uso indevido deste medicamento pode causar. Objetivos: Neste estudo, pretendemos verificar os possíveis efeitos colaterais do uso não terapêutico e indiscriminado de EAA, e as possíveis alterações que podem ocorrer no corpo feminino. Materiais e métodos: este é um estudo de revisão da literatura narrativa. A informação é procurada em livros, artigos, e alguns sites de instituições de referência nacionais, para interação e contextualização do tema de pesquisa. Para a busca dos artigos, foram acessadas as bases de dados Scielo, Portal da Revista CAPES, Google Acadêmico e o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP). Resultados: os resultados mostraram que vários efeitos colaterais podem ser causados ​​pelo uso não terapêutico e abusivo de EAA, causando alterações significativas e irreversíveis no organismo feminino. Observou-se também que, quando bem administrado e prescrito pelos médicos, pode servir de intervenção para o tratamento de algumas doenças. Conclusão: os efeitos dos EAAs podem ser positivos e negativos para a saúde das mulheres. Porém,

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/49

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.