Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da demonstração e da instrução verbal na aprendizagem da habilidade motora de subir a escada de Bachman. Participaram deste estudo 146 escolares, divididos em 8 grupos em função do sexo e da idade cronológica (9 e 14 anos). O experimento foi realizado em duas fases: aquisição e retenção. A primeira fase constituiu-se de 3 sessões de prática de 35 tentativas cada uma e a segunda fase da execução de mais 5 tentativas. Os grupos experimentais (4) receberam, na fase de aquisição, informações sobre como realizar a tarefa através de demonstrações ou de instruções verbais, sempre duas vezes antes da primeira tentativa e mais uma vez antes da 17ª tentativa em cada sessão de prática. Os respectivos grupos controle (4) receberam apenas 2 vezes estas informações antes de iniciarem as tentativas. Na segunda fase, realizada 7 dias após o final da primeira fase, todos os grupos foram submetidos ao mesmo procedimento experimental. Os resultados foram analisados estatisticamente intra e intergrupos. Os resultados indicaram: a) que todos os grupos aprenderam a habilidade ensinada, independentemente da forma de apresentação da informação; b) não ter havido diferença significante entre os grupos na faixa etária de 9 anos; c) desempenho significantemente superior do grupo demonstração em relação ao grupo instrução verbal na faixa etária de 14 anos e d) que o grupo demonstração 14 anos apresentou resultados significantemente superiores aos do grupo demonstração 9 anos. Os resultados foram discutidos em função de variáveis relacionadas à elaboração do plano motor, níveis de atenção e motivação dos sujeitos.

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