Resumo

O foco externo de atenção (efeitos do movimento no ambiente) tem mostrado
melhores resultados na aquisição de habilidades motoras que o foco interno
(aspectos de controle do movimento), porém ainda não está claro o efeito da
interação entre esses focos. O objetivo do presente estudo foi comparar o
efeito do foco de atenção externo e da combinação do foco interno-externo
na aquisição do arremesso de dardo de salão. Participaram deste estudo vinte
universitários inexperientes na tarefa, com idade média 22,3 ± 3,4 anos, divididos
aleatoriamente em dois grupos: foco externo e foco externo-interno. A tarefa
foi arremessar um dardo de salão, com movimento pendular do braço, a um
alvo posicionado paralelamente ao solo e distante a 2,5 metros do local de
arremesso. O experimento foi dividido em fase de aquisição (100 tentativas) e
teste de retenção (20 tentativas). Antes da fase de aquisição, o grupo foco
externo recebeu, consecutivamente, 10 demonstrações e instruções referentes
ao foco externo e a cada 10 tentativas eles recebiam mais uma demonstração e
instruções referentes a esse foco. Na metade desta fase, esse procedimento foi
repetido. O grupo foco interno-externo recebeu inicialmente informações de
foco interno e na segunda metade da aquisição, de foco externo. Para os dois
grupos, as demonstrações foram através de vídeo, com um sujeito habilidoso
executando a tarefa. Quando o foco de atenção foi externo, os sujeitos assistiam
somente à imagem do deslocamento do dardo até o alvo, e quando o foco foi
interno, assistiam à imagem do padrão do movimento. O teste de retenção foi
realizado 10 minutos após a fase de aquisição, sem informação de foco de
atenção. Na fase de aquisição e no último bloco da aquisição mais o teste de
retenção, foram comparadas médias e desvios padrão através do teste ANOVA
two-way com medidas repetidas no segundo fator. Na média de pontuação foi
encontrada diferença significativa no fator blocos na aquisição [F(19,342)=2,229,
p=0,002]. Na análise do desvio padrão foi encontrado diferença significativa
na aquisição para o fator blocos [F(19,342)=1,716, p=0,032] e grupos
[F(1,18)=0,250, p=0,035), não foram encontrados outros efeitos significativos.
Os sujeitos mostraram que os dois grupos aprenderam a tarefa e que o foco
interno-externo foi mais consistente nos arremessos comparado ao grupo foco
externo na fase de aquisição, dando indícios que o foco interno pode ser uma
importante estratégia em fases iniciais de aprendizagem.

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