Efeitos de Duas Intensidades de Treinamento Aeróbio na Composição Corporal e na Potência Aeróbia e Anaeróbia de Meninos Pré-púberes

Por: Luís Paulo Gomes Mascarenhas.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.22 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O propósito do estudo foi verificar os efeitos de duas ntensidades de treinamento aeróbio sobre a composição corporal, potência aeróbia e anaeróbia de eninos pré-púberes. Fizeram parte da amostra 35 crianças, 12 meninos realizaram o treinamento com ntensidade igual ou superior a 70% da freqüência cardíaca reserva (GA); 12 meninos realizaram treinamento om intensidade igual a 50% da freqüência cardíaca reserva (GB); grupo controle (GC) foi ormado por 11 meninos, os quais foram estimulados a manterem suas atividades diárias normais. oram realizadas medidas de massa corporal, estatura, dobras cutâneas do tríceps e panturrilha para determinação do percentual de gordura e nível de atividade física habitual por meio de questionário esenvolvido por Bouchard. A potência aeróbia foi mensurada através do teste de vai-e-vem de 20 m e a naeróbia pelo teste de Wingate. Observando os resultados, o treinamento aeróbio mais intenso (70% da FC e reserva), não apresentou modificação no percentual de gordura e nem aumento da potência naeróbia, contudo, a potência aeróbia se elevou significativamente (p < 0,05) em relação aos outros rupos. Independente do nível de atividade física, somente o treinamento de alta intensidade foi capaz de elhorar a potência aeróbia de meninos prépúberes.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.