Efeitos do Ensino no Desenvolvimento da Capacidade de Coordenação Corporal em Criança de Oito Anos de Idade

Por: José Antônio Ribeiro Maia e Vitor Pires Lopes.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.11 - n.1 - 1997

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Resumo

Pretendeu-se analisar a magnitude da mudança na expressão da capacidade de coordenação
corporal em crianças de oito anos de idade sujeitas a dois programas de ensino e a duas freqüências letivas
semanais (duas/semana e três/semana) ao longo de um trimestre letivo. Um dos programas de ensino consistiu
no bloco jogos do programa oficial do primeiro ciclo do ensino básico português; o segundo programa
consistiu numa unidade didática que tinha por base o basquetebol. A capacidade de coordenação corporal foi
avaliada através da bateria de testes KTK (Körperkoordination Test für Kinder - KTK). O estudo teve um
delineamento fatorial de 2 x 2 x 2 (programa x freqüência x tempo) com as medidas repetidas no 3o. fator,
sendo os resultados analisados através do procedimento estatístico DM MANOVA (Doubly Multivariate
MANOVA). Verificaram-se melhorias em todos os grupos. O programa oficial mostra um maior efeito sobre
a melhoria do item saltos laterais. Relativamente à freqüência semanal não se podem tirar quaisquer
conclusões uma vez que os efeitos dos dois níveis de freqüência são distintos nos dois itens onde este fator
teve influência significativa (saltos laterais e transposição lateral).

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v11%20n1%20artigo4.pdf

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