Efeitos do Exercício Físico Agudo Sobre a Glicemia e Lipidemia de Ratos Diabéticos Tratados com Metformina

Por: Daniel Crespilho, , Eliete Luciano, Marcos Roberto Queiroga, Maria Fernandes Mendes de Oliveira e Rafael Fernando Silveira.

Revista da Educação Física - UEM - v.17 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi investigar os efeitos do exercício físico agudo sobre a glicemia e lipidemia de ratos diabéticos tratados com metformina. Para a indução do diabetes tipo 1, os ratos foram mantidos em jejum por 24 horas com livre acesso a água. Após anestesia com éter, os ratos receberam injeção de aloxana em salina (32 mg/kg), através da veia peniana. Ratos Wistar machos adultos (130 dias) foram divididos em dois grupos, diabéticos tratados com metformina (DM) e diabéticos controle (DC). Os animais do grupo DM receberam doses de metformina em água (1,4 mg/ml) durante 15 dias. As amostras sangüíneas foram coletadas antes e imediatamente após uma sessão de natação (30 min) sem carga adicional. Os resultados revelaram que a metformina administrada (110 mg/kg/dia) por si ou combinada com o exercício físico agudo não promoveu alterações significativas nas concentrações de glicose, triglicérides e colesterol em ratos diabéticos experimentais. Outros estudos são necessários para testar diferentes doses de metformina com sessões regulares de exercício físico no diabetes tipo 1.


Diabetes tipo 1; Metformina; Exercício Físico Agudo; Glicemia; Lipidemia

Endereço: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3337/2410

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.