Efeitos do Exercício nos Parâmetros do Andar de Idosas

Por: Jozilma Medeiros Gonzaga.

2010 01/07/2010

Send to Kindle


.Resumo

O padrão do andar sofre alterações com a idade devido a alguns fatores inerentes ao envelhecimento como diminuição da mobilidade, do equilíbrio e da capacidade funcional. O exercício físico se apresenta como uma alternativa capaz de reduzir estes efeitos e, consequentemente, produzir mudanças nos parâmetros do andar e na capacidade funcional, repercutindo em melhora na mobilidade e na independência funcional. As características do exercício, como tipo, frequência e intensidade, que podem melhor favorecer estas mudanças ainda não estão claramente definidas. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido em dois estudos, com os seguintes objetivos: Estudo 1) comparar os efeitos de diferentes tipos de exercício nos parâmetros cinemáticos do andar de idosas, considerando as características antropométricas, a capacidade funcional e o nível de atividade física; e Estudo 2) avaliar os parâmetros do andar de idosas sedentárias antes e após o envolvimento em um programa de exercícios generalizados, considerando também as características antropométricas, a capacidade funcional e o nível de atividade física, conforme o Estudo 1. Participaram do Estudo 1, 56 idosas que foram agrupadas de acordo com o envolvimento, a mais de 6 meses, em: dança (n=10), musculação (n=10), hidroginástica (n=12), caminhada (n=11) e um grupo de idosas inativas (n=13), sem envolvimento em exercício físico por pelo menos 02 meses. Participaram do Estudo 2, 32 mulheres acima de 60 anos, sedentárias, recrutadas em grupos de terceira idade, sendo que 17 delas atenderam aos critérios de inclusão.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/N3NFM6IMGQ426RIHAARPAA7Q2NH76PEFPG82Q622KRF5EBX7EI-25492?func=full-set-set&set_number=003706&set_entry=000102&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.