Efeitos do Extrato de Ginkgo Biloba (egb 761) e da Natação Repetida Sobre a Memória, Ansiedade e Atividade Motora de Ratos

Por: Aline Correa da Silva, Daniela Delwing de Lima, Débora Delwing Dal Magro, Diogo F. Muller, José Geraldo Pereira Cruz e Júlia Niehues da Cruz.

Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada - v.31 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O extrato de Ginkgo biloba (EGb 761) e exercícios físicos isoladamente são capazes de modificar as funções cognitivas e aliviar os sintomas de ansiedade. Contudo, estes tratamentos em conjunto devem ser caracterizados. Em nossa pesquisa, verificamos que a administração oral repetida do extrato (40 ou 80 mg/ kg/dia) e o exercício de natação ao qual os ratos eram submetidos causaram aumento de entradas destes animais nos braços fechados do labirinto em cruz elevado e diminuição da imobilidade dos mesmos no campo aberto, sugerindo um aumento de suas atividades motoras. Além disso, o exercício de natação aumentou a exploração no campo aberto e o tratamento com EGb 761 cancelou este efeito, sugerindo a interação entre EGb 761 e exercício de natação, provavelmente com um mesmo substrato neurobiológico capaz de minimizar a atividade exploratória em ratos nadadores. Análises comportamentais sobre o teste de reconhecimento de objetos mostraram que, quando submetidos a exercício de natação e/ou tratamento com EGb 761 durante testes de 24 horas, os ratos nadadores levaram mais tempo explorando os novos objetos do que os familiares. Estes resultados mostram que o EGb 761 e os exercícios, ambos isolados ou em conjunto, têm um poderoso efeito sobre a memória de longo-prazo. Entretanto, o proposto efeito ansiolítico do EGb 761 e de exercícios de natação pode ser questionado. 

Endereço: http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/view/1113

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.