Efeitos da Ginástica e da Hidroginástica Sobre a Aptidão Cardiorespiratória em Mulheres Idosas

Por: Aguínis de Cássia Lacerda de Araújo Mendonça.

53 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

O envelhecimento é um processo natural, progressivoirreversível, que ocorre com todos os indivíduos. Isso implica uma série ,de modificações fisiológicas, morfológicas e bioquímicas que causam ,alterações orgânicas e funcionais. O objetivo deste trabalho foi verificar ,as alterações que ocorrem nas mudanças da resistência ,cardiorrespiratória em mulheres idosas sedentárias, após participarem ,de programas de hidroginástica e ginástica. Pára uma melhor ,compreensão sobre as perdas resultantes do processo de ,envelhecimento e suas implicações, foi feita uma revisão da literatura ,que abrangeu o conceito de envelhecimento e a relação entre ,envelhecimento e atividade física, como meio de promoção do bem-estar ,do idoso. Descreveu-se a resistência cardiorrespiratória, suas ,implicações e extensões, bem como seus fatores determinantes e ,límitantes. A pesquisa foi quase experimental, com pré e pós-testes sem ,grupo de controle. A amostra foi composta por um grupo de 50 mulheres ,idosas sedentárias, de idade entre 60 e 70 anos. Foi aplicado o teste de ,uma milha (1600 m.) de Kline, et ai 1987, tempo em minutos, conhecido ,como o teste de caminhada "Rocksport". O teste de 1 milha foi aplicado ,pré e após participação num programa de atividade física composta por ,hidroginástica e ginástica aeróbica. O programa foi aplicado durante 12 ,semanas em 3 sessões semanais com duração de 50 minutos. O ,tratamento estatístico dos dados foi feito por meio do teste "t pareado"considerando-se a variável resistência cardiorrespiratória antes e após o ,experimento, com nível de significância adotado foi de p < 0,05. Os ,resultados obtidos com a realização do presente estudo, que teve como ,objetivo verificar se a hidroginástica e ginástica aumentaram ,significativamente o vo2max em idosas, possibilitaram concluir que as ,idosas que praticaram ginástica, apresentaram uma melhora significativa ,no VOamax, enquanto que as que praticaram hidroginástica não ,apresentaram melhoras significativas na variável pesquisada.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1033&listaDetalhes%5B%5D=1033&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.