Resumo

Objetivos

Para examinar a associação independente e combinada de atividade física (PA) e comportamento sedentário (SB) na pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) em adolescentes de dois estudos observacionais.

Métodos Participantes de dois estudos transversais, um realizado na Europa (n = 3.308; estudo HELENA) e outro no Brasil (n = 991; estudo BRACAH), foram selecionados por amostragem complexa. Pressão arterial sistólica e diastólica (desfechos), PA e SB, tanto de forma independente quanto combinada, e potenciais confundidores foram analisados. As associações foram examinadas por regressão linear multinível.

Resultados Realizar a quantidade recomendada de PA (≥60 min / d) atenuou o efeito do SB na PAD nas meninas do estudo BRACAH e nos meninos de ambos os estudos. Em contraste, o PA não atenuou os efeitos do SB sobre a PAS das meninas no estudo HELENA. A combinação de níveis menores do que os recomendados de PA com 2–4 h / d de comportamento sedentário foi considerada associada ao aumento da PAS em meninos de ambos os estudos.

Conclusões Atender às recomendações atuais de AF pode mediar a associação entre SB e PAD em ambos os sexos. Em meninos, o efeito conjunto de baixos níveis de AF e atividade sedentária excessiva aumenta os níveis de PAS. Estudos longitudinais são necessários para confirmar esses achados.
 

Acessar