Efeitos Inesperados da Análise de Uma Experiência de Ações Complementares á Escola Que Utiliza o Esporte Como o Seu Eixo Estrutural.

Por: .

140 páginas. 2000

Send to Kindle


Resumo

A partir da manifestação de efeitos inesperados observados no processo avaliativo do Projeto Riacho Doce – PRD, um programa de ações complementares à Escola que utiliza o esporte como o seu eixo estruturador, investigamos o impacto destes efeitos na desvalorizaçào da imagem da Escola e nos propusemos a apresentar sugestões que contribuam no repensar do modelo educacional. No deliamento da pesquisa optamos pelo modelo de estudo de caso aplicado no Núcleo ASALP, que é uma espécie de campus avançado do PRD, e no levantamento de informações utilizamos métodos qualitativos e quantitativos, adotando procedimentos de entrevistas exploratória e análise documental, ambos de forma individual ou combinada, conforme eram mais adequados a cada situação. Na análise e interpretação dos dados, recorremos a trabalhos de Lovisolo (1995 e 1997) sobre normas, utilidades e gostos, entendendo que estes três motivos são, concomitantementes, valores orientadores de conduta. Os resultados finais retroalimentarão os procedimentos da rotina de trabalho do PRD e a proposição de um modelo educacional alternativo, que efetive a formação integral dos alunos, na perspectiva de oferecer educação o dia inteiro sem Escola o dia inteiro, viabilizada por uma "BOLSA COMPLEMENTAR A EDUCAÇÃO" e incentivada por uma lei estadual de renúncia fiscal, para estimular a responsabilidade social das empresas, poderá ser amadurecida pela classe política do Estado.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=250&listaDetalhes%5B%5D=250&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.