Efeitos da Ingestão de Maltodextrina 6% no Desempenho de Nadadores do Município de Toledo - Paraná

Por: Adriane Maria Cerutti, Ana Paula Besen, Ana Paula Reckziegel, Eliane Cristina Cerutti, Elly Ana Pootz, Joceli Eliane Zawodine, Keitin Pigosso, Maria Cristina Copello Rotili, Maria Isabel Uzuele Seganfredo e Telma Aparecida Costa.

Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar - v.12 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Excluídos os componentes hereditários e o condicionamento atlético, nenhum outro fator isolado ocupa papel mais importanteque a nutrição, no desempenho físico. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da ingestão de maltodextrina (6%) na manutenção da glicemia e do rendimento de atletas de ambos os gêneros. Foram avaliados 14 adolescentes entre 12 e 18 anos. Os participantes foram subdivididos em dois grupos, separados por gêneros. Os grupos passaram por uma avaliação antropométrica e responderam a um recordatório alimentar de 24h. Posteriormente, foram submetidos a dois experimentos: Controle e com Suplementação (maltodextrina 6%). O protocolo de teste constituiu-se de 30 minutos de nado crawl, em uma piscina demarcada. No experimento considerado controle, os atletas ingeriram 250 ml de água com 5 gotas de adoçante (placebo), 20 min. antes do exercício. Os mesmos procedimentos foram realizados no experimento com a suplementação. Entretanto, os atletas ingeriram uma solução de maltodextrina, diluídos em 250ml de água. Para análise estatística dos dados utilizou-se o teste t de Stundent (não pareado), com auxílio de software GraphPad Instat, versão 2.01 (San Diego, CA, EUA). Os resultados obtidos demonstram que a ingestão dos acronutrientes está inadequada em ambos os grupos. Apesar de não significativa, a suplementação promoveu melhoria na performance (em metros) em ambos os grupos. Conclui-se que a ingestão de carboidratos antes do exercício é importante para a melhoria do desempenho, caso a dieta esteja inadequada.

Endereço: http://revistas.unipar.br/saude/article/view/2535

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.