Efeitos da Maturação Sexual nos Níveis de Pressão Arterial em Crianças e Adolescentes do Sexo Masculino: Associação com as Variáveis Massa Corporal, Estatura e Idade Cronológica

Por: , Anelise Reis Gaya, Marcelo Cardoso e Paula Santos.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.19 - n.3 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo responder à seguinte questão: os efeitos da maturação sexual (MS) sobre os níveis de pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) em crianças e adolescentes do sexo masculino, entre oito e 15 anos, estudantes de 30 escolas da área periférica e central do Porto, são independentes dos efeitos das variáveis de crescimento corporal: estatura (EST); massa corporal (MC); e idade cronológica (IC)? As variáveis antropométricas EST e MC foram avaliadas segundo a metodologia proposta pelo COUNCIL OF EUROPE (1988). A pressão arterial (PA) foi medida de acordo com os métodos propostos por GILLMAN e COOK (1995) e DE SWIET et al., (1989). A amostra foi agrupada de acordo com os cinco estágios maturacionais descritos por TANNER (1962). Optou-se pela pilosidade como característica sexual secundária para a classificação pubertária dos meninos (MARTIN et al., 2001; MATSUDO & MATSUDO, 1994). Os resultados do presente estudo sugerem que os valores de PAS sofrem influência do processo de MS (Anova). Todavia quando controlou-se os efeitos das variáveis EST e MC as diferenças deixaram de ser estatisticamente significativas. Da mesma forma quando controlou-se os efeitos da IC a PAS apresentou diferença estatisticamente significativa apenas entre os estágios II e IV. Os resultados possibilitam concluir que os níveis de PA em crianças e adolescentes do sexo masculino, não devem ser determinados pelos estágios de MS independentemente de considerar-se os efeitos dissociados das variáveis EST, MC e IC. UNITERMOS: Maturação sexual; Pressão arterial; Crianças; Adolescentes; Massa corporal; Estatura.

Endereço: http://www.usp.br/eef/rbefe/v19n32005/v19n3p199.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.