Efeitos do Método Global e Parcial na Aprendizagem do Basquetebol

Por: Daniela Bonfogo e .

Kinesis - n.12 - 1993

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos do método global e parcial na aprendizagem do basquetebol em garotas de 11 a 13 anos. Participaram desse estudo 44 estudantes, divididas aleatoriamente em 2 grupos, método global (n=20) e método parcial (n=24). Cada grupo desenvolveu uma programação específica. No grupo global as alunas aprenderam as habilidades específicas durante o jogo, enquanto o grupo parcial aprendeu primeiramente os fundamentos fora do jogo e, no final das sessões, incluiam-se as situações de jogo. Ambos os grupos seguiram as respectivas programações durante 16 sessões realizadas, duas vezes por semana. Para verificar os efeitos de cada método, os grupos jogaram 8 vezes entre si. O grupo do método global venceu 7 dos 8 jogos realizados, sendo que foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos. Esses resultados foram discutidos em termos dos níveis de desenvolvimento e motivação.

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/8370

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.