Resumo

Objetivos:
O processo de elitização de jovens atletas implica o aumento progressivo das cargas de treino durante a adolescência, com efeitos que não estão cabalmente avaliados. O objetivo do estudo é analisar o efeito do nível competitivo sobre a orientação para o treino e para a competição em jovens praticantes de Judo.

Métodos e Resultados:
Sessenta e sete judocas com idades entre os 14 e os 18 anos, divididos em dois grupos (um de elite com 36 sujeitos e outro de nível local com 31 sujeitos). Foi aplicado o questionário de Orientação para o Treino /QOT (Spence & Helmreich, 1983). O QOT avalia três dimensões de orientação para objetivos: treino, mestria e competitividade. Para a análise dos dados foi utilizado o método ANOVA. Observaram-se efeitos estatisticamente muito significativos na dimensão Competitividade (F=6,046; p=0.01) e na dimensão Treino (F=8,739; p=0,00), em que os atletas de elite mostraram resultados mais elevados do que os seus pares de nível local. Na dimensão Mestria não foram observadas diferenças significativas. Os resultados estão de acordo com estudos prévios (Gonçalves et al., 2011), com os atletas de elite a demonstrar maior empenhamento no treino e maior interesse na competição.

Conclusão:
Os processos de elitização de atletas jovens têm efeitos sobre a percepção do ambiente desportivo e sobre as orientações para a realização de objetivos que podem perdurar para a vida, exigindo investigação de carácter longitudinal.